sábado, 30 de agosto de 2008

Hoje é dia de??? GELÉIA!!! OLHA QUE DESAFIO LEGAL.

Como todos os assíduos frequentadores sabem, hoje é o dia dos resultados do meu desafio mensal, que em agosto foi o desafio da GELÉIA.

Minha intenção quando lancei este defaio era fazer uma deliciosa geléia de gengibre, para poder fazer aquelas sobremesas maravilhosas que a Nigella faz usando-a (como o pudim de pão), mas vocês não sabe como foi difícil achar uma receita como eu queria, de uma geléia que realmente ficasse com consistência de geléia e não com pedaços do gengibre como se fosse coco ralado, então acabei adiando...adiando...e como fui passar um fim de semana maravilhoso com uma amiga em Avaré (SP) e achamos pés de amora lotados por lá...colhemos as amoras direto do pé e fiz a geléia, que não deixo a receita para vocês, por achar que ela ficou muito dura...devia ter ficado menos tempo no fogo.


Sendo assim, coloco aqui as geléias das minhas amigas blogueiras que participaram deste desafio deste mês com idéias maravilhosas...vamos lá.

A Leila (Delishville) fez uma geléia para relembrar fatps da infância e vamos combinar que confort food não tem preço.


A Cris (From our home to yours) chegou um pouquinho atrasada mas fez uma geléia super inusitada que acho que todos vão gostar também...geléia de café.


A Margarida (Figo lampo) fez jus ao nome do blog dela e fez uma geléia de figo com moscatel de Setúbal...chique pacas.




A Clarissa (Clarimaga) fez uma geléia de morangos linda e ainda sugeriu um cafezinho com bolo de limão para acompanhar.


A Laila (Comidinhas do Bem) usou um vídeo do You Tube para aprender e nos ensinar a fazer uma geléia de jabuticabas que fica com uma cor maravilhosa...olhem só.



A Roberta (Geléia da Dinda – inspirador o nome né? Risos) faz sua primeira participação por aqui com uma geléia de casca de melancia – eu achei que parece mais um doce, mas estava como geléia né Roberta...risos.


A Valentina (Trem Bom) fez uma geléia de frutas silvestres linda de morrer e me ensinou um truque sobre colocar um papel manteiga entra a geléia e a tampa do vidro esterilizado na hora de fechar que eu não conhecia (aprendi mais uma).



A Glau (Madames na Cozinha) também está estreiando por aqui e fez uma geléia de cair o queixo – Amoras em geléia de moscatel – que ficaram até parecendo uma sobremesa chique.


A Letícia (Cozinha Magia) fez a primeira geléia da vida dela e já saiu inovando com uma geléia de anis estrelado e maçã...legal né? Que bom que ela perdeu o medo da geléia...para isso também servem os desafios.



A Simone Izumi (Chocolatria) conseguiu para um pouquinho de fazer aqueles doces maravilhosos que ela faz para o Divas e fazer uma geléia para a gente de morangos, amora e cardamomo que deve ter ficado saborosa e cheirosa demais.



A Claudia (Doces Encontros) nos ensinou que também pode-se usar a máquina de pão para fazer geléias e fez uma geléia de morango para aproveitar a safra aqui no Brasil e não sentir tantas saudades quando eles acabarem. Assim como eu ela ia fazer de carambola, mas não deu certo...então fez a de morango.



A Gina (NacoZinha) fez uma geléia de maracujá que rende bastante e ainda é uma alternativa mais azedinha para quem não gosta de geléias muito doces...e é a primeira participação dela aqui também.




Agora é com vocês...quem merece ganhar um mimo de presente pela geléia que mais te apeteceu??? Só não vale votar na minha...eu não estou concorrendo...
Vote durante toda esta semana por aqui mesmo deixando um comentário no post, ou mande um email para adorocozinhar@hotmail.com se não quiser se identificar, com o título Votação da geléia no campo assunto para eu computar. Na sexta-feira que vem eu vou anunciar o ganhador e o prêmio e não esqueçam...dia 01/09 tem desafio novo por aqui...deste você vai participar né?Obrigada por todas as carinhosas e lindas participações.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

ÚLTIMA CHAMADA PARA O DESAFIO DA GELÉIA

É amanhã minha gente que vou colocar todas as geléias do desafio aqui no blog e depois abrirei a votação para que vocês escolham uma como vencedora que vai ganhar um mimo surpresa que só direi amanhã...então vamos lá.
Ainda dá tem pode fazer uma geléia em 24 horas...mãos à obra...
Vejam o regulamento no post do dia 01/08




quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Minhas modestas compras em Cunha

Para aquelas que pediram muito para ver minhas comprinhas em Cunha, aqui vão...



Este é um prato de cerâmica rústica com aplicação iitando uma renda, olha que coisa mais linda e custou apenas R$ 15,00




E esta é minha famosa moringuinha...linda né?
Espero deixar vocês loucas para ir para Cunha, quem sabe não vamos de galera...risos.
Beijos

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Eu no Panelinha de novo...

Ai que orgulho gente...fico toda boba...visitem lá para ver



terça-feira, 26 de agosto de 2008

Curso de confeitagem Wilton I


Pois é, vocês que sempre acompanham o blog sabem que eu já tenho feito meus bolos por encomenda e que estava fazendo este curso de confeitagem.
O curso dura 4 segundas-feiras, sendo que na primeira só tivemos teoria sobre os bicos de confeitar e tal e a professora ensinou aqueles que não sabiam nada a fazer uma massa de pão-de-ló básica e a cortar o bolo em camadas e rechear, pois na segunda aula já teríamos que levar o bolo pronto de casa (recheado e coberto) para trabalharmos só com os bicos de confeitar.
Na segunda aula (a que tinha que levar o primeiro bolo) eu quase surtei de tanta frustação...sabe aquele dia que tudo vai mal? Eu tinha feito aqueles 2 bolos que postei aqui naquela semana, todos com a mesma receita e tudo certo. Mas no dia da aula o danado afundou no meio e não dáva tempo de fazer outro.
RESULTADO: tive que levar o bolo assim mesmo, o que a professora entitulou de bolo "piscina" e ele ficou horrível, tanto que nem mostri a decoração dele aqui.

Mas neste aula não...nesta aula foi tudo diferente e acho que meu bolo ficou uma fofura...tem decoração demais, porque na mesma aula a gente aprende várias técnicas...como fazer rosas, flores, palhacinhos, conchinhas e tal...e queremos usar tudo para aprender, mas achei meus palhaços uns fofos, fiz tudo sozinha e a minha filha amou...olhem que lindinhos.



Confeitei até um dos meus muffins para poder ter de modelo para festa infantis a foto.



Semana que vem é a última aula, isso quer dizer que tem mais um bolo (o povo daqui de casa não pode nem ver mais bolo na frente...risos). Mas fiz o bolo caprichado por dentro também...olha só.


domingo, 24 de agosto de 2008

O último episódio do meu passeio por Cunha - as cerâmicas

Este é o grande atrativo de Cunha - os ceramistas, e apesar de parecer que isto não tem nenhuma relação com comida...tem...porque eu não conheço ninguém que ama cozinhar e não ama uma louça linda, um prato diferente ou coisas assim.
Somos quase todas aficcionadas por louça e eu não sou diferente, então deixo aqui com vocês as fotos de peças lindíssimas que encontrei por lá em mais de 10 ateliês de cerâmica diferentes que encontrei.

ENJOY...














sábado, 23 de agosto de 2008

Comida de feira


Tem dias que tudo o que a gente quer é não cozinhar e comer aquele pastel de feira original e pamonha de sobremesa.



sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Continuando o passeio por Cunha - a parte gastronômica

Confesso que gastronomicamente falando Cunha não tem nada além de uma cidade de interior da mais comum.

Almoçamos num restaurante super simples na praça da cidade que servia uma comida caseira bem gostosa e que "coincidentemente" não servia sobremesa pois ficava bem ao lado da única doceria e famosa da cidade - a doceria da Cidinha.




Sempre que eu ouvia falar de Cunha ouvia absurdos sobre os doces dela, de como eram gostosos...e são. Não estou desmerecendo o trabalho dela, mas quero deixar bem claro para quem for visitar a cidade que não é nenhuma Brastemp...você vai entender. Todos os doces são muito simples (aquelas receitas que estamos cansados de ver aqui nos blogs e que todos nós sabemos fazer, nada de extraordinário como o sorvete de Tapioca que tomei em Maceió por exemplo, mas são doces bem feitinhos. É o que posso dizer. Comi um pedaço de rocambole que estava muito bom e levamos um pedaço para casa.

Na Casa do Artesão compramos um saquinho com um biscoitinho de goiabada...este sim estava um espetáculo, acabamos com ele numa sentada.

Na volta de Cunha para Guará, na estrada (40Km mais ou menos) existe um lugar chamado Tudo da Roça.




Este lugar é uma delícia para passar um fim de tarde. Nos sentamos no solzinho lá fora...a Sarah se divertia nos brinquedos com outras crianças, enquanto a gente fuçava nos doces, panelas e apetrechos.
Eu tomei só um café expresso com um pastelzinho de nata que, apesar de saboroso não era fresco e foi requentado em microondas, o que acabou com a massa folhada e não compramos quase nada, pois lá tudo é o dobro do preço de um lugar comum.




Eu só não resisti a este copinho de pinga com os palitinhos de dente com florzinhas dentro...quis levar pelo menos um ara procurar a miçanga para fazer depois...achei e já fiz e deu certinho e é uma ótima lembrancinha para a gente dar para amigos...fica um mimo.





quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Só pode ser o dia do biscoito hoje...


Ontem resolvi que ia fazer uns biscoitos para oferecer no café para 2 amgas que eu ia dar hoje...e procurei na net umas receitas para escolher uma...para ser sincera, na hora achei bem difícil, pois estava cansada...fim do dia, e queria um biscoito que não fosse cheio de coisas para poder decorar com o glacê pela primeira vez...achei a receita que eu queria no Panelinha e fui para a cozinha. A massa precisa descansar 12 horas na geladeira antes de assar, então só ia terminar hoje de manhã.




Acordei cedo e fui para a cozinha...ansiosa para usar meus cortadores novos, glacê pela primeira vez e decorar com as idéias que tive. Minha intenção nem era postar este biscoito hoje, com pressa, mas quando acabei tudo e sentei no meu computador para ler os blogs que leio sempre começam as coincidências.

Prato Fundo - Bolachas de chocolate
Caos na Cozinha - Biscoito de Aveia
Bacalhau com Batata - Biscotti

Comecei a rir..."ua da réu"...todo mundo teve vontade de comer biscoito hoje?
Amei a coincidência e resolvi adiantar meu post do biscoito para entrar na onda...risos

Fiz uma experiência colocando um biscoito mais grosso em um palito...como pirulito, para usar no aniversário da Sarah e ficou bem legal.


Biscoito de gengibre
100 g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de mel
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo batido
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

1. Numa panela, junte a manteiga, o açúcar mascavo, o mel e leve ao fogo baixo. Mexa com umacolher até obter uma calda.2. Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme.3. Embrulhe a massa em filme. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve à geladeira por no mínimo 12 horas.4. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).5. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com 0,5 cm de espessura. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se preferir, use a boca de um copo para fazer biscoitos redondos.6. Unte duas ou mais assadeiras grandes com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos nas assadeiras, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos.7. Retire do forno e deixe esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Se quiser, enfeite os biscoitos com glacê, veja a receita na página seguinte. Conserve num recipiente fechado, em local seco e arejado.

Para decorar eu usei Mistura em pó do Glacê real arcolor que depois tingi com corante vermelho...e acabou ficando rosa (eu queria vermelho mesmo...haha)




Idéias de embalagens para dar de presente

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Chá da tarde com Bagels



Nada melhor, na minha opinião, para acompanhar meu chá da tarde e participar desta brincadeira, do que bagels quentinhas com cream cheese...eu adoro, tem sabor de lugares que eu amei conhecer (como a Disney e a casada minha irmã) e eu morria de medo de fazer, o que também foi um desafio para mim.



A massa, para simplificar mais ainda, no melhor estilo Nigela Lawson, fiz na minha máquina de pão, o que me poupou um certo trabalho e não deixou em nada a desejar.

Receita:
260ml de água
460g de farinha de trigo
2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de óleo
2 e 1/2 colheres de chá de fermento seco em sachê

Coloquei tudo na máquina no programa DOUGH e esperei o tempo pedido (caso não tenha maquina você vai ter que trabalhar a massa na mão e deixar crescer até dobrar de volume.



Depois disso separei em 8 bolas e fiz furos no meio com o cabo do meu rolo de abrir massa (e expandi um pouco o buraco com a mão) e coloquei no forno desligado para esperar mais 40 minutos até ele crescer de novo.

Depois destes 40 minutos fervi 2 litros de água com 2 colheres de sopa de açúcar e um a um fui colocando meus bagels nesta água por 2 minutos (1 minutos de cada lado) e depois escorrendo e passando no gergelim preto ou no parmesão ralado.

Coloque então os bagels numa fôrma levemente untada e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos.


Eles saem com um cheiro e crocantes...quase morri de tanto comer.
De manhã no café já estavam meio durinhos, mas coloquei eles na minha torradeira e lá estavam eles prontos de novo...um ESPETÁCULO. Passou o medo e espero fazer mais vezes.

Passeios por Cunha - Katya Patelli


Na minha temporada na casa dos meus pais, aproveitei para conhecer a cidade de Cunha, que fica bem perto de Guaratinguetá (onde eles moram) e eu nunca havia conhecido.
Dizem que é a segunda Campos do Jordão, pois também faz muito frio, e assim como a outra tem Festival de Inverno e tudo mais.
A cidade é famosa pelos trabalhos dos ceramistas, que eu também conheci, mas que é assunto para outro post, porque nesse quero falar do trabalho super meigo de uma artista chamada Katia Patelli.
Minnha mãe já tinha me presenteado certa vez com 3 xícarazinhas dela para a minha coleção e eu amei sua pintura em porcelana, que é bem simples, sem deixar de ser sofisticada, será que me fiz entender? Não? Então olhe as fotos e entenda por si mesma.





Olha este porta queijo-ralado...você acha que eu resisti? Claro que não...haha