segunda-feira, 30 de maio de 2011

Picolé cremoso de limão siciliano...tão cremoso que???



Tão cremoso que não queria desenformar de jeito nenhum...risos.
Depois da primeira tentativa ter ficado muito aguada para o meu paladar, resolvi experimentar de novo a fôrma de picolés.
Desta vez uma versão cremosa...mas como cremosa rima com teimosa...risos...a teimosa aqui para variar não quis seguir nenhuma receita...a não ser a idéia que tinha de sabor dentro da cabeça.



Então bati no liquidificador suco de 4 limões sicilianos, 1 lata de leite condensado e 2/3 de uma garrafinha de creme de leite fresco.
A mistura ficou bem grossinha...e era o que eu queria.
Mas na hora de desenformar deu trabalho.
O picolé ficou delicioso e cremosíssimo, mas quando eu ouxava da forminha ele acabava se desmanchando todo...fiquei fazendo promessa para pelo menos um sair inteiro para as fotos do blog...kkk.
E aí está o resultado...com este frio que anda fazendo...nada melhor que sorvete né?

sábado, 28 de maio de 2011

Bolo de Amêndoas da Heloisa Bacellar


Engraçado...eu tenho todos os livros da Heloisa Bacellar..adoro as receitas...o jeito descontraído, meio Nigella brasileira, e o formato dos livros.
Quando saiu o livro de chocolate fiquei enlouquecida até encontrar pra comprar, pois qual de nós não adora uma receitinha de chocolate né?
Fiquei mais de um ano com este livro na minha estante e nunca fiz uma receita...e daí no dia que acordo e falo tipo "hoje vai...hoje faço uma receita daquele livro de qualquer jeito", escolho uma das únicas receitas que não tem nem uma gota de chocolate no meio...risos.
O negócio é que eu tinha ido aquela semana no Pão de Açúcar e comprado um tanto de amêndoas em lascas fresquinhas, e quando via a receita eu não pensei duas vezes.
O bolo é uma delícia, super macio, super cheiroso (daquele que deve dar inveja no vizinho) e bem simples de fazer...mas cuidado...ele cresce um absurdo quando vai ao forno...uma das formas que usei chegou a vazar tudo e fazer uma meleca...risos (mas eu comi assim mesmo)

Ingredientes:
200g de manteiga
2 1/4 xícara de açúcar
8 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
200g de amêndoas moídas
1 pitada de sal
raspas da casca de 1 limão
manteiga para untar e trigo para polvilhar



Aqueça o forno a 160 graus, unte e polvilhe uma assadeira média. (eu fiz vários bolos pequenos de tamanhos diferentes). Coloque a manteiga e o açúcar numa tigela grande e com a batedeira bata até conseguir um creme esbranquiçado.
Junte os ovos um a um e continue batendo até obter um creme bem fofo.
Enquanto isso, em outra tigela, misture a farinha, o fermento, a amêndoa, o sal e as raspas de limão. Com uma espátula, misture muito delicadamente os ingredientes secos ao creme de manteiga e coloque na fôrma.
Asse o bolo por mais ou menos uma hora, até que esteja crescido, dourado e firme (teste do palito).

Você pode servir com uma das mil receitas de cobertura de chocolate do livro dela, mas como eu tinha comprado uma cobertura de caramelo de sorvete importada que é maravilhosa e gosto de comer o bolo quente...ficou uma mistura absurdamente boa.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Meu primeiro picolé


Admito que para o primeiro picolé eu estava muito ansiosa e com pressa. Ansiosa porque achei as forminhas que eu queria e com pressa porque só as encontrei um dia antes da minha melhor amiga operar a garganta. Como ela só vai poder tomar sorvete nestes dias depois da operação eu queria muito fazer os picolés para ela.


Eu só tinha morangos em casa e este picolé é super básico, mas bati morangos com um pouco de água, açúcar e uma garrafinha de água tônica citrus, o que deu um saborzinho de limão ao morango. Em alguns deles fiz uma experiência e coloquei um pouco de creme de leite fresco batido com açúcar na primeira camada...mas não esperei o necessário para colocar a segunda camada e elas acabaram de misturando, por isso uma cor mais esbranquiçada em alguns picolés.