sábado, 29 de junho de 2013

Bolo de limoncello




Quando a gente gosta de cozinhar sempre tem uns blogs preferidos que a gente gosta tanto que gostaria de fazer todas as receitas, este de onde tirei esta receitinha é um deles, e fazia muito tempo que não fazia uma receita de lá. Então hoje estou matando as saudades totalmente.
Além do que, além do blog ser uma delícia, a Patricia Scarpin também é apaixonada, assim como eu, por um belo sabor a aroma de limão siciliano (não existem muitos cheiros que eu goste tanto quanto este).

Voltar a cozinhar com regularidade também é mais uma das metas de mudanças que me propus pra voltar a fazer coisas que me dão uimenso prazer e que estavam guardadas em algum lugar mofado aqui dentro...mas tenho tirado o pó de tudo que me faz bem e estou de volta.

Então segue a receita que me conquistou pra matar a saudade.

Bolo:
1 xícara de iogurte natural integral
2 ovos
1/3 xícara (80ml) de óleo
raspas da casca de 2 limões sicilianos
suco de 1 limão siciliano
1 colher (chá) de extrato de baunilha (usei baunilha em geléia concentrada que trouxe de Seattle)
1 xícara (200g) de açúcar cristal
½ xícara (120ml) de limoncello (bebida feita de limão siciliano)
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal

Glacê:
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro
½-1 colheres (sopa) de suco de limão siciliano, mais se necessário





Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma retangular de 20x30cm.
Em uma tigela grande, misture com o batedor de arame o iogurte, os ovos, o óleo, as raspas e o suco de limão. Junte a baunilha, o açúcar e o limoncello e misture bem.
Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e incorpore-os à mistura de iogurte – não bata demais. Despeje na forma preparada e asse por 20-25 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.

Glacê: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha. Aos poucos, acrescente o suco de limão, misturando com uma espátula de silicone, até obter a consistência. Espalhe sobre o bolo já frio. Aguarde a cobertura secar (cerca de 20 minutos).

domingo, 23 de junho de 2013

Bolo de maçã de liquidificador




Este foi meu primeiro bolo a quatro mãos. Minha filha, de tanto assistir comigo os programas culinários, acabou assistindo ao Junior Master Chef Austrália e ficou entusiasmada pra aprender a cozinhar, e queria fazer um bolo.
Como ela está começando, resolvi fazer uma receita simples pra ela se familiarizar com a cozinha, e como tinha maçãs na geladeira que iam acabar estragando, resolvi fazer esta receita de liquidificador.


olha a casquinha que o açúcar cristal faz no bolo


INGREDIENTES:

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar (usei o demerara)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
1 pitada de sal
1 xícara de leite
3 maçãs pequenas picada (com casca)
3 ovos
1/2 xícara de óleo

PREPARO:
Bata no liquidificador, os ovos, o óleo, o açúcar. Acrescente o leite, a maçã e a canela em pó. Bata novamente. Despeje esta mistura numa tigela e vá acrescentando a farinha aos poucos e batendo com um fouet e por último o fermento (você pode bater tudo no liquidificador, mas como o meu não cabe a receita inteira eu faço desta maneira. Unte uma assadeira com bastante margarina e polvilhe açúcar cristal. Coloque a massa e leve para assar em forno preaquecido até ficar douradinho por fora e enfiando um gardo ou palito eles sairem limpos. Para a casquinha de açúcar ficar visível é preciso desenformar e depois virar o bolo de cabeça pra baixo de novo.

domingo, 9 de junho de 2013

Arroz doce de leite ninho

A história deste doce é bem simples...eu cansei de comer o mesmo arroz doce que sempre fiz a vida inteira e pela primeira vez resolvi mudar a receita. Uma amiga minha deu uma idéia, numa conversa, de como ela fazia o arroz doce dela...e PRONTO. Aqui está ele.
#simpplesassim


Ingredientes:
Duas xícaras de arroz arbóreo
2 litros de leite
1 lata de leite condensado
1 pacotinho de creme de leite
canela
1/2 lata de leite ninho
raspas de limão siciliano

Preparo:
Coloque o arroz e o dobro de água numa panela no fogo baixo até a água começar a secar.
Neste ponto junte o leite e o leite condensado e mexa bem.
Vá adicionando o leite ninho nesta mistura aos poucos (ainda no fogo) e mexendo bem com um fouet pra não ficar com pelotes do pó do leite.
Coloque as raspas de limão siciliano à vontade
Deixe ferver e vá sempre mexendo até o arroz estar cozido e ter um creme ainda no arroz (sem secar) pois depois que for pra geladeira, se não estiver molhadinho, ele fica muito seco e duro.
Coloque toda a mistura num recipiente, polvilhe com canela e leve pra geladeira.





sábado, 1 de junho de 2013

Torta de coco e chocolate amargo




Depois que a gente cozinha há muito tempo vai ficando cada vez mais difícil seguir uma receita. Sempre que pego uma receita já saio pensando: "podia trocar este leite por leite de coco" ou coisas deste tipo. Ainda mais com a mania que tenho de fazer comidas pra acabar com o que tenho na despensa, daí é que mudo mais ainda.
Não foi diferente com esta receita. Ela é uma variação de outra receita que vi e ficou uma delícia e qualquer um pode trocar os sabores e recheios e fazer com aquilo que mais gosta ou que tem na mão em casa.


Ingredientes:
200g de farinha de trigo
50g de farinha de amêndoa
120g de açúcar
1 pitada de sal
3 ovos
300ml de leite de coco
80g de manteiga derretida
coco ralado à vontade
chocolate 70% cacau picado à mão e à vontade
açúcar de confeiteiro




Preparo:
Preaqueça o forno a 200oC e unte uma fôrma de torta de 30 cm com manteiga
Em uma batedeira coloque as farinhas, o açúcar e o sal e vá juntando os ovos um a um, batendo em velocidade média.
Quando a massa estiver macia, coloque a manteiga derretida e continue batendo em velocidade baixa e acrescentando o leite de coco até a massa ficar bem lisa.
Espalhe o coco e o chocolate pela fôrma untada e coloque a massa por cima e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até ela ficar firme e dourada.
Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva.